Perguntas frequentes

Navegue pelas perguntas abaixo ou acesse o regulamento oficial aqui.

O que é SAIFERS?

SAIFERS é uma iniciativa de Autores Independentes de Ficção Científica Nacional que reúne também criadores de conteúdo, exploradores apaixonados que ousam aventurar-se no universo da ficção científica e especulativa. Como entidade civil, sem fins lucrativos e com duração indeterminada, nossa missão é divulgar a literatura de ficção científica brasileira independente e democratizar o Sci-Fi nacional, convidando novos leitores a se unirem em nossa jornada de descobertas e aprendizados.

Quais são os objetivos da iniciativa?

Faz parte dos objetivos do selo SAIFERS:

  1. Congregar Escritores Independentes brasileiros de Ficção Científica;

  2. Pesquisar e difundir a Literatura de Ficção Científica Brasileira;

  3. Promover cursos, concursos, oficinas, palestras, seminários;

  4. Conceder títulos, prêmios e honrarias;

  5. Ser um grupo unido e trocar ideias e experiências;

  6. Auxiliar os Escritores SAIFERS junto aos diversos órgãos literários, como Câmara Brasileira do Livro, Biblioteca Nacional etc.

  7. Buscar obras de qualidade e excelência, desde que sempre tenham como norte a Ficção Científica;

  8. Auxiliar na divulgação positiva das obras de FC produzidas pelos escritores nos diferentes meios eletrônicos, redes sociais etc.

Quais são os tipos de membros possíveis?

Existem 3 tipos de membros dentro da iniciativa SAIFERS:

  1. Escritor SAIFERS: escritor independente que possui todas as suas obras de ficção científica assinadas pelo selo, sendo que o gênero deve representar pelo menos 50% da sua produção autoral;

  2. Chanceler SAIFERS: produtor de conteúdo em alguma mídia social, preferencialmente do gênero ficção científica, com poder de decisão sobre as iniciativas do selo.

  3. Parceire SAIFERS: produtor de conteúdo em alguma mídia social, preferencialmente do gênero ficção científica, temporariamente selecionado para apoiar na divulgação das obras do selo.

Quais as diferenças entre os tipos de membros?

Tipos de membros

Como faço para ser um escritor do selo?

Novos Escritores SAIFERS serão convidados a compor o selo mediante demanda do grupo, através de indicação de um ou mais dos atuais membros. Para isso, serão considerados:

  • O apoio do escritor ou escritora a outros autores nacionais, através de seus perfis nas redes sociais;

  • A demonstração genuína de seu interesse em prestigiar o trabalho dos escritores que já compõem o selo SAIFERS;

  • O enquadramento de uma ou mais de suas obras no gênero ficção científica, que devem ser publicadas estritamente de forma independente;

  • O consenso de pelo menos três membros do Comitê de Seleção SAIFERS a respeito da qualidade de sua(s) obra(s), considerando critérios como ortografia e gramática, coesão e originalidade;

Ainda que possa ocorrer mediante a aprovação de pelo menos três membros do Comitê de Seleção SAIFERS, a adesão poderá ser vetada por outros membros que apresentem fundamentação em contrário.

Como faço para ser um divulgador do selo?

Os PARCEIROS do selo SAIFERS poderão ser divulgadores literários selecionados por tempo determinado, mediante demanda do grupo, via edital.

Uma vez que tenha sido um Parceiro do selo, o mesmo poderá ser convidado a ser um Chanceler, desde que atendidas as condições para tal.